top of page

Biografia

Screenshot_20230122_185541.jpg
21743496_1861655903862377_862778623133313463_o.jpg
Screenshot_20221103_185558.jpg
images (57).jpeg

The Rasmus é uma banda finlandesa de rock formada em 1994 em Helsinque, Finlândia, enquanto os membros da banda cursavam o ensino médio.

O Rasmus era inicialmente formado por Lauri Ylönen (vocal/violão), Pauli Rantasalmi (guitarra), Eero Heinonen (baixo) e Janne Heiskanen (bateria). Depois de uma "era underground" fazendo shows em festas escolares, os jovens integrantes de apenas 16 anos assinam com a Warner Music Finland, onde lançam o primeiro álbum.

​

PEEP é o álbum de estreia da banda (chamada apenas de "Rasmus" na época), lançado em 23 de setembro de 1996 pela Warner Music Finland.

Eles conheceram seu primeiro empresário e produtor musical, Teja Kotilainen, em 1995 e assinaram com a Warner Music Finland em fevereiro de 1996. Eles lançaram seu primeiro EP, chamado 1st, pela Teja G. Records, em dezembro de 1995, que trazia as músicas "Frog", "Myself", "Funky Jam" e "Rakkauslaulu". O álbum foi lançado pela primeira vez na Finlândia, onde ganhou Ouro, e mais tarde na Estônia e na Rússia, e posteriormente em todo o mundo.

​

PLAYBOYS é o segundo álbum de estúdio, que foi lançado em 29 de agosto de 1997 pela Warner Music Finlândia.

O álbum foi disco de ouro na Finlândia, igual a seu single "Blue", quando este foi lançado em maio do mesmo ano. Apesar do álbum ter tido um certo êxito em seu país de origem, o mesmo não aconteceu internacionalmente.

Com este álbum, a banda ganhou seu primeira Emma - o equivalente finlandês de um Grammy.

​

HELL OF A TESTER é o terceiro álbum de estúdio do The Rasmus, então chamado de Rasmus. Foi lançado em 1998 pela Warner Music e recebeu status de Ouro na Finlândia. O single mais popular foi Liquid, que foi lançado em setembro, entrando no Top 40 da MTV Nordic. Foi eleito o Single do Ano de 1998 por críticos musicais e fãs e o vídeo ganhou um prêmio em 1999 no Finnish Music Video Awards. O álbum foi recebido positivamente pelos fãs. 

Janne Heiskanen saiu da banda em 1998 e logo foi substituído por Aki Hakala.

​

INTO é o quarto álbum de estúdio (depois de Peep, Playboys e Hell of a Tester), e o primeiro álbum de estúdio a ser lançado sob o nome "The Rasmus", em vez de "Rasmus". Foi lançado originalmente em 29 de outubro de 2001, pela Playground Music.

É o primeiro álbum de estúdio da banda com seu novo baterista Aki Hakala, que substituiu Janne Heiskanen em 1999. Os singles (apenas internacionais) retirados dele foram "FFF-Falling", "Chill", "Madness" e "Heartbreaker/Days". Todos foram lançados em 2001, exceto "Heartbreaker/Days", lançado em 2002. Por esse fato e pela mudança de nome, alguns fãs consideram este álbum o primeiro de "The Rasmus".

O álbum vendeu dupla platina na Finlândia e foi o primeiro álbum do The Rasmus a ser lançado em outros países europeus, como França e Espanha. Eles ganharam quatro EMMAs em 2002 (o equivalente finlandês ao Grammy) de Melhor Grupo, Melhor Álbum, Melhor Álbum Pop/Rock e Melhor Canção (por "FFF-Falling").

Em 20 de fevereiro de 2007, o álbum (edição especial) foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos pela gravadora DRT Entertainment. Não continha nenhuma faixa extra.

​

DEAD LETTERS é o quinto álbum lançado em 2003. Foi lançado no final de 2004 nos EUA, Reino Unido e Austrália. Seu álbum anterior, Into, teve algum sucesso em algumas partes da Europa, particularmente na Escandinávia e na Alemanha, mas Dead Letters significou o grande avanço da banda. O álbum recebeu 8 prêmios de certificação musical de Ouro e 6 de Platina. O single principal "In the Shadows" recebeu 6 prêmios de ouro e 2 de platina, vendendo mais de 1 milhão de cópias e quebrando o recorde de royalties de performance recebidos no exterior por uma composição finlandesa (ultrapassando as obras de Jean Sibelius). 

Somente a partir do álbum, Dead Letters, que a banda ganhou reconhecimento mundial. The Rasmus vendeu 5 milhões de álbuns em todo o mundo e cerca de 350.000 álbuns somente na Finlândia. Eles ganharam inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Eles são mais conhecidos por seu single "In the Shadows", de 2003.

​

HIDE FROM THE SUN é o sexto álbum de estúdio. Foi originalmente lançado na Europa continental, Reino Unido, Escandinávia e Japão em 12 de setembro de 2005. Mais tarde, foi lançado nos Estados Unidos em 10 de outubro de 2006 e apresentava uma seleção de remixes do lado B e faixas bônus de edição especial. A edição norte-americana também incluiu o vídeo inédito de "Immortal". O nome "Hide from the Sun" é uma citação da música "Dead Promises". A capa do álbum foi pintada pelo guitarrista Pauli Rantasalmi .

Recebeu o status Platinum na Finlândia, e vendeu mais de 15.000 no Reino Unido e 20.000 nos EUA. No geral, o álbum vendeu mais de 500.000 cópias em todo o mundo.

​

BLACK ROSES é o sétimo álbum de estúdio, lançado em 24 de setembro de 2008 nos países nórdicos. Na Alemanha, o álbum foi lançado em 26 de setembro, e dia 29 no Reino Unido.

O primeiro single "Livin' in a World Without You" foi lançado em 10 de setembro, e para estações de rádio em julho. O seu videoclipe foi filmado em 3 de julho em Estocolmo, e lançado em agosto. A primeira canção foi tocada ao vivo em 5 de julho na NRJ in the Park, em Berlim, juntamente com uma outra nova canção, "Ten Black Roses".

O segundo single é "Justify", lançado mais tarde no outono. É tranquilo, sombrio e emocional com algumas influências de Depeche Mode. Mas partes da melodia é meio eco da canção "Lullaby" do The Cure. Isto se mostra particularmente nos primeiros e últimos 30 segundos da canção. O terceiro single é "Your Forgiveness", lançado no verão.

​

BEST OF THE RASMUS 2001–2009, é uma compilação, lançada em 2 de novembro de 2009. O álbum contém as melhores músicas entre 2001 e 2009. Embora a maioria das músicas já tenha sido lançada, traz uma nova música inédita chamada "October & April" que conta com os vocais de Anette Olzon do Nightwish. Essa música foi gravada na mesma época que as demais músicas do último álbum de estúdio da banda, Black Roses, mas não foi incluída por não seguir o conceito do álbum.

"Open My Eyes", que aparece em versão acústica ao vivo neste álbum, é um lado b do single Shot e originalmente retirado da edição britânica do álbum Hide from the Sun (2005).

​

THE RASMUS é o oitavo álbum de estúdio, lançado na Finlândia em 18 de abril de 2012.  O álbum recebeu dois prêmios EMMA (Grammy Finlandês) de Melhor Capa de Álbum e Melhor Vídeo Musical (por "I'm a Mess").

O primeiro single lançado do álbum, "I'm a Mess", foi ouvido pela primeira vez na final ao vivo do processo de seleção nacional da Finlândia para o concurso de música Eurovision, como uma apresentação convidada, e foi lançado como single em março. Em maio, a banda lançou um videoclipe caseiro para a música "Somewhere" com clipes deles no estúdio, no show e em um dia normal. "Stranger" foi lançado como segundo single em 15 de maio de 2012 na Finlândia, o que foi confirmado pelo guitarrista Pauli Rantasalmi enquanto ele respondia às perguntas dos fãs na Radio Nova em 15 de abril. O vídeo de Stranger foi filmado em Cingapura e retrata Lauri vestido de rei e se descobrindo como um estranho em um novo tempo.

Uma edição tour do álbum foi lançada no dia 9 de novembro, com as 10 faixas anteriores e cinco faixas bônus, incluindo o single "Mysteria", lançado no dia 24 de setembro.

​

DARK MATTERS é o nono álbum, lançado na Finlândia em 8 de outubro de 2017. É o primeiro álbum após cinco anos de inatividade, como uma continuação do álbum anterior The Rasmus (2012) .

O álbum é caracterizado pelos gêneros musicais que predominam nas músicas, entre o electropop e o rock eletrônico, embora preservem seu estilo clássico do rock alternativo. É o primeiro álbum do The Rasmus em oito anos a ser lançado pela Playground Music, depois de Best of The Rasmus 2001–2009. O álbum foi originalmente anunciado para lançamento em 22 de setembro, mas foi adiado para 2 de outubro. “A ideia por trás das novas músicas era fazer o tipo de música que nós mesmos gostaríamos de ouvir, não esquecemos a melancolia nórdica, mas também, nossas novas músicas têm um grande número de influências”. Dark Matters é como uma montanha-russa com muitos temas e sentimentos pessoais diferentes.

O videoclipe de "Wonderman" foi dirigido por Jesse Haaja e estreou no YouTube em 26 de setembro de 2017.

No dia 1 de dezembro do mesmo ano foi lançado o vídeo oficial de "Silver Night" dirigido por Vesa Manninen, no qual nos mostram um robô solitário em uma casa. É o primeiro vídeo oficial onde os integrantes da banda não aparecem.

No dia 26 de janeiro de 2018, é lançado um novo vídeo oficial do The Rasmus: "Nothing", que foi dirigido pelo baixista do grupo Eero Heinonen.

​

RISE é o décimo álbum da banda, lançado em 23 de setembro de 2022. É o primeiro álbum após cinco anos de inatividade, como uma continuação do álbum anterior Dark Matters (2017).

Após a turnê Dark Matters, a banda realizou uma série de shows para comemorar o 15º aniversário do lançamento de seu álbum Dead Letters. Antes da eclosão da pandemia de COVID-19, eles lançaram "Holy Grail", de forte influência pop. Posteriormente, mais duas músicas foram lançadas durante a pandemia, "Bones" no início de 2021 e "Venomous Moon" no final do ano, outra colaboração com Apocalyptica. Eles já colaboraram em "Life Burns!" e " Agridoce ".

No início de 2022, o fundador e guitarrista da banda Pauli Rantasalmi anunciou sua saída.  Emilia "Emppu" Suhonen foi anunciada como sua substituta, adicionando uma integrante feminina à formação. A banda competiu posteriormente no Eurovision Song Contest 2022 com "Jezebel", após vencer a seleção nacional finlandesa. No Eurovision, a banda se classificou para a final ao terminar em 7º lugar na semifinal, e finalmente terminou em 21º lugar. Segundo os fãs da banda, "Jezebel" lembra o pico de popularidade da banda entre 2003 e 2008, que atribuíram ao envolvimento do produtor Desmond Child, com quem o álbum Black Roses foi gravado em 2008. A faixa-título do álbum, "Rise", foi lançada em 10 de junho de 2022.

Screenshot_20230902_190356_Chrome.jpg
82b2570b37a344b4b7393ff8f7ea7a81-removebg-preview.png
The-Rasmus_600x600px-dad0db6d.jpg

Fonte: Wikipédia

20230503_123038-removebg-preview_edited.

Página de fãs do Brasil dedicada a banda The Rasmus

© 2022-2024 The Rasmus Fan Page Brasil

bottom of page